O biscuit, também conhecido como porcelana fria, é uma massa muito versátil, que pode ser utilizada para diversas aplicações, é de fácil modelagem, tingimento e pintura. A massa é tão fácil de usar que não precisa ser aquecida para que sua modelagem final seja mantida, apenas a deixando secar em contato com o ar é o suficiente.

 


 

Quando for necessário usar massa colorida, as opções são muitas. A massa colorida já pode ser comprada pronta ou você pode colorir a massa branca da maneira que desejar. O biscuit pode ser tingido antes de começar o trabalho ou depois que o trabalho esteja seco e pronto.

 

Para esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas de como trabalhar com essa massa, conversamos com a professora do curso de biscuit aqui das Lojas Linna, a Rejane Fay. Confira as dicas de tingimento de massa de biscuit que ela passou pra gente!

 
O que pode ser usado para tingir o biscuit?
 

– Tinta de tecido
– Tinta acrílica em bisnaga
– Corante para biscuit
– Tinta a óleo

 
Diferenças no tingimento da massa de biscuit no inverno e no verão
 

No inverno a massa tende a ficar mais úmida, assim, o uso da tinta de tecido não é recomendado. Essa tinta é líquida e pode amolecer a massa.

Sugestão: utilizar a tinta acrílica em bisnaga ou o corante para biscuit.

 

Já no verão, a massa de biscuit resseca mais. Se for usar o corante para biscuit ou a tinta acrílica em bisnaga, utilize em porções pequenas.

Sugestão: use tinta de tecido, que por ser líquida dá a homogeneidade desejada para a massa.

 

Como tingir
 

Para tingir, aplique a tinta ou corante diretamente à massa fresca. Em seguida, misture com as mãos, apertando a massa até a cor ficar totalmente homogênea. Se o biscuit não for bem misturado, podem ocorrer manchas nas peças depois de secas.

 

Se a pintura acontecer depois que o trabalho está finalizado, certifique-se que as peças estão totalmente secas antes de pintá-las. A tinta pode evitar o processo de secagem e prejudicar o acabamento. A pintura deve ser feita de maneira suave e delicada, com pinceladas pequenas.

 
Dicas
 

Para ter um melhor acabamento, utilize cremes hidratantes. Você pode usar creme especial para biscuit ou creme para as mãos sem silicone. O hidratante ajuda a alisar a peça enquanto ela estiver sendo modelada.

 

Depois de tingida, mantenha a massa de biscuit sempre bem fechada em saco plástico e dentro de um pote tampado. Isso evita o ressecamento da massa e faz com que a ela dure por mais tempo antes de ser usada.

 

Se escolher tingir a massa com tinta óleo, é preciso ficar atento à possíveis sensibilidades na pele. Utilize luvas durante o tingimento e durante toda a modelagem da peça.

 

 

Gostou das dicas e quer saber mais e aprender a trabalhar com biscuit? Faça um curso conosco! Para mais informações acesse o nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp Cursos: (51) 99260.1032 😉