A cada dia que passa torna-se mais e mais importante a preocupação com o destino daquilo que jogamos fora. A separação do lixo, tanto em casa como nas empresas, é fundamental para promover um reaproveitamento de muitos materiais que podem ser reciclados. Porém existem materiais cuja reciclagem é muito difícil, devido à sua composição mista. Um destes materiais é a lona de impressão, utilizada em banners e faixas de publicidade. Aqui na Linna utilizamos  faixas e banners em nossas campanhas, porém eles têm uma vida útil relativamente curta. Depois de utilizados, a dificuldade aparecia na hora de encontrar a forma correta de realizar o descarte das lonas. Este material demora cerca de 400 anos para se decompor se jogado diretamente no lixo, o que não contribui em nada para ajudar a natureza. Depois de muito pesquisar sobre uma forma responsável para descartar o material que se acumulava nos nossos depósitos, encontramos uma empresa com a preocupação em dar um novo destino para as lonas, transformando-as em artesanato. A ideia é muito bacana e resolvemos compartilhar com vocês para que mais pessoas tenham acesso a essa informação e possam fazer o descarte correto de seus materiais, ajudando o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas nesse trabalho especial!

Uma das empresas que faz este trabalho de reaproveitamento de materiais que seriam descartados – processo conhecido como “Ciclo Reverso” – é a Ecosouvenir, empresa situada em Viamão-RS. Nascida em 2000, ela desenvolve produtos de alta qualidade com a reutilização de banners e outros resíduos sólidos.

A Ecosouvenir coleta os materiais diretamente nas empresas e nos locais solicitados e leva seu centro de artesanato. Lá os materiais são separados, cortados e processados, e o resultado são produtos muito legais, que você nem imagina que são feitos de materiais que iriam pro lixo! São inúmeros modelos de brindes, como pastas, sacolas, estojos, nécessaires, porta-cds, bolsas, niqueleiras, porta-garrafas, lixeiras, jogos americanos, toalhas, puffs, almofadas… Olha que legal:

Sacolas para garrafas

Mateira Ecosouvenir

Diversos modelos de sacolas

Estojos feitos de lona

Os recortes que sobram que não se consegue aproveitar para estes brindes são processados e viram “massa de banner”, utilizada como matéria-prima na fabricação de vasos, floreiras, lixeiras, mesas e bancos. Isso garante 100% de aproveitamento do resíduo sólido. Uma forma muito legal de ajudar a natureza, não acha?

Contatos Ecosouvenir:

Fone: (51) 3129.8119 – Rua Hartur Jose Gatino, 6700 – Viamão

www.ecosouvenir.com.br – www.facebook.com/pg/ecosouvenirvirtual