A tradição de presentear os familiares e amigos com ovos na Páscoa é algo de longa data. Porém, nem sempre os ovos de maior destaque na comemoração foram os de chocolate.

 

Registros de milhares de anos apontam que diversos povos (como os egípcios, sumérios e alguns povos africanos) celebravam a primavera com ovos decorados para a ocasião. Para as civilizações antigas, o ovo era um símbolo de fertilidade e renovação.

 

As decorações mais comuns destes povos representavam algum tipo de planta ou elemento natural. Uma maneira de tingimento dos ovos (de galinha, de avestruz, etc.) era através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural, como a beterraba e a casca da cebola.

 

Fonte: pcamaral.com.br

 

Desde então, a tradição foi se espalhando pelo mundo e se incorporando nos costumes das civilizações. A tradição de presentear ovos foi incorporada nas festividades cristãs em 325 d.C. e os ovos eram pintados com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

 

Outra forma de presentear com ovos aconteceu durante o período medieval, com a nobreza presenteando os seus com ovos cobertos de pedras preciosas. Atualmente existe uma marca de joias que ainda produz esses ovos, que são usados como itens de decoração ou acessórios.

 

Fabergé Egg | Fonte: BakerJarvis / shutterstock.com

 

Os primeiros ovos de chocolate só surgiram na França e Alemanha muito mais tarde, no início do século 19, e eram feitos de forma bem diferente do que conhecemos hoje. Os ovos de chocolate eram maciços, amargos e tinham textura áspera, granulada. O aspecto mais liso e o sabor mais doce surgiram a partir de 1828, com a invenção da prensa para separar a manteiga de cacau da pasta pura, criada pelo holandês Coenraad van Houten. E, assim, os ovos de chocolate também ganharam decorações.

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Outra técnica utilizada é a dos ovos de açúcar, que são uma tradição de décadas passadas. O ovo consiste em uma casca de açúcar com decoração de glacê, muitas vezes guardando pequenas cenas em seus interiores que remetem a primavera. Mesmo que comestíveis, os ovos de açúcar podem servir de decoração e durar muitos anos se bem armazenados.

 

As opções de ovos são diversas (tanto para decoração quando os comestíveis) e decorá-los é uma ótima maneira de dar o seu toque pessoal e transmitir o seu carinho e criatividade ao presentear alguém.

 

Neste período de Páscoa, aqui na Linna, o destaque nas lojas foi dado por dois tipos de decorações com ovos: ovos de feltro, que remetem aos ovos de açúcar, e ovos pintados.

 

 


 

 

Decorar ovinhos para encher com guloseimas como amendoim e balinhas são boas ideias para presentear as crianças e elas também podem ajudar na decoração. Você pode usar tintas, canetinhas, glitter, pompoms e muito mais!

 

Fonte: ourchocolateshavings.blogspot.com


 

Aqui na Linna você encontra o material para personalizar os seus ovinhos e se inspirar nas suas criações. Visite uma de nossas lojas ou acesse a nossa loja virtual em lojaslinna.com.br 😉

 

Compartilhe suas ideias e suas decorações conosco nas redes sociais usando a hashtag #lojaslinna ❤.

 
 
____
Fontes:
Brasil Escola, Casa e Jardim, Correio Gourmand, Mundo Educação e Simpli Chique.