De uma mistura maluca de vaselina, amido de milho, vinagre e cola branca especial para artesanato, um grupo de franceses do século 18 inventou o biscuit, um tipo de massa de modelar que pode se tornar noivinhos de bolo, tampas personalizadas e o que mais você quiser. Conhecido também como porcelana fria, o material surgiu da necessidade de baratear louças e esculturas, mas hoje virou um tipo de artesanato especial.

Diferentemente das porcelanas tradicionais, o biscuit não precisa ser queimado em fornos especiais com altas temperaturas, por isso o nome porcelana fria. Quem quiser ainda pode preparar a mistura, mas já existem massas prontas para comprar, já coloridas ou da cor natural, para serem tingidas com tinta para tecido, corante em pó ou tinta acrílica.  Com a técnica, você pode criar personagens infantis para presentear crianças, porta-recados, porta-guardanapos, tampas para potes e lembrancinhas em geral.

Mas o sucesso mesmo está nos mininoivos, que podem ser feitos com as feições reais de cada casal, baseado em fotos. Usados para decorar o bolo do casamento, os noivinhos conquistaram artesãos e casais apaixonados.

Dicas para a confecção

– Calcule antes de começar: trabalhos feitos com a massa costumam escurecer e encolher depois de secos.

– Se quiser dar brilho à peça, use óleo de linhaça; do contrário, se o fosco for proposital, use essência de terebintina.

– Creme hidratante sem silicone ou um pouco de água serve para alisar as esculturas.

– Peças de bijuterias podem ser coladas nos bonequinhos, para enfeitar ainda mais seu trabalho.

– Ímãs funcionam muito bem como apliques em biscuits, mas só cole-os quando as peças estiveram completamente secas.

Cursos na Linna    

– Biscuit para bolos tipo maquete, com Rejane Carvalho: aprenda a trabalhar com o biscuit para decorar bolos tipo maquete. Acesse: http://www.lojaslinna.com.br/cursos/482

– Biscuit para lembrancinhas e bonecos, com Andréia Velasco: modele a massa e faça lembrancinhas e bonecos. Acesse: http://www.lojaslinna.com.br/cursos/457

– Biscuit para lembrancinhas e bonecos, com Adriana Batista: com a massa e faça lembrancinhas e bonecos.Acesse: http://www.lojaslinna.com.br/cursos/425

Obrigada por acompanhar o blog. Participe, também, deixando um comentário e compartilhando nas redes sociais. Se quiser comprar algum dos materiais citados, entre em contato: (51) 2121-3333 ou televendas@lojaslinna.com.br. E se ficou com vontade de fazer um de nossos cursos, o e-mail para mais informações é cursomt2@lojaslinna.com.br.

Fotos: Rosane Carvalho Fay