Para preparar um bom chocolate é necessário ter uma boa dose de dedicação, desde o armazenamento da matéria prima até a finalização do doce. Por isso, separamos algumas dicas da Sicao Chocolate para os iniciantes não errarem na cozinha:

Como armazenar o chocolate

O chocolate é sensível à umidade, a odores e à oxidação (quando em contato com o ar e luz). Ele deve ser protegido contra a luz e o ar, armazenado em um local frio e seco numa temperatura constante entre 12°C e 20°C. Certifique-se sempre de que a embalagem usada para armazenar o chocolate está devidamente fechada.

Derretendo o chocolate

O chocolate deve, preferencialmente, ser derretido numa temperatura entre 40°C e 45°C.

Não deve ser colocado em contato direto com a fonte de calor. É preferível derreter o chocolate no forno de micro-ondas ou em banho-maria, para atingir uma temperatura uniforme entre 40°C e 45°C, que é a temperatura ideal para o início da temperagem (pré- cristalização).

???????????????????????????????

 Temperando o chocolate no mármore

-Em banho-maria ou em uma derretedeira apropriada, derreta o chocolate numa temperatura entre 40°C e 45°C.

-Despeje 2/3 do chocolate derretido sobre a superfície fria do mármore.

-Mantenha o chocolate em movimento, mexendo continuamente com uma espátula e um raspador.

-Continue fazendo isso até que comece a ficar mais espesso (quando a temperatura estiver 4 a 5 graus abaixo de sua temperatura de trabalho): ocorre a cristalização. Você observará a formação de “picos” ao deixar o chocolate cair da espátula (*).

-Despeje o chocolate pré-cristalizado no chocolate derretido restante e misture até obter uma mistura homogênea.

-Agora, o chocolate está pronto para ser trabalhado. Entretanto, se estiver muito espesso, reaqueça até ficar novamente líquido, mas ainda pré-cristalizado. Faça uma amostra: mergulhe a ponta de uma faca no chocolate. Se estiver temperado corretamente, ele endurecerá uniformemente dentro de 3 minutos a uma temperatura ambiente aproximada de 20 °C.

-(*) Se todo o chocolate for despejado sobre a superfície de mármore, será apenas necessário que ele engrosse levemente até sua temperatura atingir 1 ou 2 graus abaixo da temperatura de trabalho.

Como preparar um bom chocolate

Na Linna você encontra barras de chocolate Sicao. Feitos com todo o conhecimento e tradição da Barry Callebaut em mais de 150 anos na produção de chocolate de alta qualidade, os produtos Sicao foram adaptados ao paladar e às receitas brasileiras. Venha conhecer de perto todas essas delícias para confeitaria!

Obrigada por acompanhar o blog. Participe, também, deixando um comentário e compartilhando nas redes sociais. Se quiser comprar algum produto, entre em contato: (51) 2121-3333 ou televendas@lojaslinna.com.br. E se tem vontade de fazer um de nossos cursos, o e-mail para mais informações é curso@lojaslinna.com.br