Dia 19 de Março é dia do Artesão! Para comemorar essa data tão especial pra gente, resolvemos homenagear uma artesã gaúcha que encanta com seu trabalho e tem orgulho de defender a causa handmade.

Desde 2010 a Luciana está a frente do Estúdio Lu Gastal, a casa rosa cheia de charme que fica na Eudoro Berlink369. Aqui na Linna nós sempre admiramos  a Lu e seus trabalhos manuais repletos de carinho, amor, e energia boa. De alma inquieta, colorida, e criativa – como a própria Lu se define – ela acredita que o artesanato sempre fez parte de sua vida, desde criança até a fase adulta, onde no período que morou em Brasília, conciliou a vida de advogada com a de artesã. Pra ela, o artesanato deveria ocupar um espaço muito maior na sociedade e não só o de fonte de renda extra. A Lu acredita muito no artesanato como fonte de renda e profissão de orgulho. Segundo ela, “qualquer atividade é possível, desde que permeada em buscas, pesquisas, qualidade, e honestidade. Um profissional não é mais do que o outro porque escolheu uma profissão cheia de prestígio”. Uau! Como não se encantar, né? <3

whatsapp-image-2017-03-18-at-19-34-55-1

O artesanato é a arte de unir pessoas, costumes, culturas diferentes e ainda conta histórias. Vimos na Lu uma artesã de sucesso e um modelo inspirador para levar adiante. Alguém que acredita na causa e que a defende, e que enxerga o produto feito à mão como algo muito além de um hobbie, e sim, um produto de design. “Infelizmente há um grande engano ao se julgar que, aquele profissional que trabalha com artesanato produz peças comuns e desinteressantes. Há muitos trabalhos incríveis sendo desenvolvidos por artesãos  distribuídos pelos quatro cantos do país, que fogem totalmente do convencional, planejados, desenvolvidos e executados com inovação e design. Produto artesanal não significa produto com escassez de bom gosto” afirma ela. Quando está divulgando seu trabalho, faz questão de reforçar que além de todos os nomes bonitos que possam lhe atribuir – seja empresária, crafter, e etc – ela é também artesã.

untitled-1Como mulher empreendedora, a Lu acredita muito que a mulher pode usar o artesanato como uma forma de se impor na sociedade. “Valorizo as batalhas de quem realmente luta através de trabalho, de quem sai da zona de conforto e arregaça as mangas. Por muitos anos as mulheres foram coadjuvantes na família, com o papel de “dona do lar”, a que cria os filhos, que era culpada pelas escolhas dos mesmos caso não tivessem êxito. Hoje há muitas amigas que deixaram carreiras profissionais de sucesso para cuidarem dos filhos, do lar, que se respeitam e é através do artesanato que conseguem dar vida aos sonhos e inquietações e sim, são profissionais de grande valor e poder!”. Esperamos que, assim como nós, a Lu tenha levado um pouquinho de inspiração para cada um de vocês, artesãos e artesãs. Se quiser saber mais sobre o trabalho dela é só clicar aqui. Que esse dia especial nos traga muito mais criatividade, vontade, e que cada vez mais possamos conquistar o receito merecido ao nosso trabalho. Feliz dia do artesão!